sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Tudo sobre Santiago do Chile: experiências, dicas e roteiros

Atualizado em 29.04.20


Em junho de 2019, eu parti de Recife, onde moro, para conhecer Santiago, a capital do Chile, e arredores. Passei 12 dias incríveis e inesquecíveis curtindo a maravilha que é aquela cidade.  Por isso, eu vou compartilhar com vocês tudo que aprendi, desde dicas a curiosidades! Se preparem para o textão hahahaha.

SANTIAGO


Rodeada pela Cordilheira dos Andes, Santiago é a casa de cerca de 5,6 milhões de pessoas. De alguns anos para cá a cidade, que é uma das mais famosas do mundo quando o assunto é turismo, caiu nas graças dos brasileiros e atualmente é um dos destinos mais visitados por nós na América do Sul. 

Diferente das cidades do Brasil, em Santiago não há bairros. Isso acontece porque a menor subdivisão administrativa do Chile são as comunas e elas podem agrupar cidades, vilas e aldeias. Cada comuna é governada por um órgão eleito pelo povo ou por município — você deve perceber coisas como "Municipalidad de Santigo" ou "Municipalidad de Ñuñoa" na cidade. Segundo a lei chilena, um único município pode administrar uma ou mais comunas.

Quando estava procurando um lugar para viajar e encontrei Santiago, de cara me pareceu uma excelente opção — tanto que quero voltar muito em breve. A cidade fica bem no coração de uma região que concentra grandes vinícolas, além de shoppings, estações de ski e parques públicos.

COMO CHEGAR EM SANTIAGO?

Chegar à capital chilena é algo bem fácil. Quem sai do Recife, como eu saí, ou de outras cidades do Nordeste, pega um avião para São Paulo ou Rio de Janeiro e de lá segue em m um voo direto de mais ou menos 4 horas até chegar no Aeroporto Arturo Merino Benitez. Se liga na dica: se puder escolher, escolha o lado esquerdo do avião e sente-se à janela. Garanto que vai ser impressionar com  a vista, que é de cair o queixo.

(Recife agora tem voo direto pela Gol)




As cias aéreas que voam do Brasil para Santiago são Latam, Gol e, ao que me consta, Aerolíneas Argentinas. Além da companhia de baixo custo (low coast) Sky. Eu fui e recomendo o voo pela Latam — publipost gratuito hahahaha. Sites de milhagem podem ser úteis na economia.

Sabe de uma ótima coisa na viagem ao Chile? É que lá não é exigido visto para brasileiros — assim como várias nações da nossa América do Sul. Eu não tenho passaporte ainda — farei em breve — e entre lá super tranquilo. Sem contar que foi uma correria para tirar uma identidade nova. Isso porque para desembarcar apenas com o RG no Chile, a sua identidade deve ter menos de 10 anos de emissão e a minha já tinha quase isso.


EM SANTIAGO FALA O QUÊ?

O idioma oficial do Chile é o espanhol, como quase toda América Latina. Mas lá a língua é muito marcada por gírias, jargões e outras coisas locais. Isso, segundo uma galera que já visitou outros lugares, o espanhol chileno é o mais difícil. Eu falo espanhol quase fluentemente e me compliquei muito lá. Mas não precisa se preocupar. O povo chileno é muito prestativo com turistas. Mesmo quando eu não entendia, eles falavam despacio, isto é, devagar, para facilitar a comunicação. Isso fez com que eu (e quem estava comigo: meu irmão e amigas) não tivesse nenhum problema!

MOEDA


A moeda oficial do Chile é o Peso Chileno. A cotação de junho de 2019 variava entre 167 e 173 pesos para cada 1 real. Para trocar dinheiro por uma boa cotação, o legal é que você vá até a Calle Agustinas, bem no centro de Santiago. Nessa rua há casas de câmbio com as melhores cotações. É possível, existir câmbio melhor em outros lugares, eu, por exemplo, conseguir cotação a 173 numa rua transversal, assim que sai da estação de metrô Universidad de Chile, em direção à Agustinas.

O único problema da famosa Agustinas é que lá só funciona de segunda  a sexta. Ou seja, caso seja final de semana, você não vai encontrar casas de câmbio abertas lá. Mas não se desespere. Você pode ir aos shoppings, como o Costanera Center, e trocar seu money.

Agora, uma GRANDE DICA: não troque no aeroporto e nem leve pesos do Brasil, só se for algo muito urgente! A cotação é muito menor do que a das Augustinas. Sofri com isso. Troquei no Aeroporto de Guarulhos e me dei mal.

ONDE SE HOSPEDAR EM SANTIAGO?

Santiago tem uma variedade de ótimos lugares para se hospedar. Depois de muito ler e passar 12 dias lá, aprendi algumas coisas e vou deixar aqui para vocês. Se liga!

Centro

Essa foi a minha primeira vez em Santiago, por isso, eu e quem estava comigo escolhemos pesquisar muito e acabamos ficando no centro da cidade. Nós alugamos um apartamento pelo Airbnb — achamos essa a melhor opção. Ficamos no Edifício Carmen Matta III, na Avenida Manuel Antonio Matta, bem pertinho da estação Matta da linha 3 do Metrô de Santiago. Mas no centro, você também encontra hotéis e hostels super legais por um ótimo preço.

Providencia

Muitas pessoas falam que Providencia, junto com a Bellavista — logo abaixo — são os melhores bairros (comunas) para se hospedar. Isso se deve ao fato de Providencia um lugar bem badalado e perfeito para quem não é tão caseiro, mas também não é festeiro. Quem fica na Providência, tem a sorte de estar perto de muitos restaurantes e do famoso Shopping Costanera. Lá também está a maior torre da América Latina, a Sky Costanera. Inicialmente, nós ficaríamos nessa comuna, mas acabamos mudando de ideia.

Bellavista

Como eu falei, Bellavista também é uma comuna amada pelas pessoas, sobretudo brasileiros. O lugar é bem (mais) turístico, cheio de murais coloridos. Lá você encontra o famoso Pátio Bellavista e a Rua Pio Nono, famosa por seus bares e restaurantes e por ser uma das entradas para o Cerro San Cristóbal. É o lugar ideal para quem curte festas e agitação!

COMO ANDAR POR SANTIAGO?


Metrô –  Visitar Santiago e não andar de metrô em Santiago é  um erro. A cidade tem o melhor sistema de metrô da América Latina. Ao todo, são mais de 120 estações de metrô divididas em sete linhas, entre elas a vermelha, que te leva para quase todos os pontos turísticos da cidade. Você inclusive pode ir até a famosa vinícola Concha y Toro de metrô é só pegar a linha 4A. Para usar o transporte público de Santiago é preciso ter um cartão de passagens chamado Bip! Vende e recarrega em todas estações de metrô e em alguns fiteiros de rua.

Apps – Uma dica pra se locomover à noite: use Uber e Cabify. Evite os taxistas, porque eles são famosos por dar golpes, principalmente, em turistas. Eles cobram a mais, passam notas falsas e sempre tentam fazer algo contra gente nova chegando por lá. Use os apps e economize muito! Mas lembre de ir na frente e evite parar perto de policiais, os Carabineros de Chile, pois os apps ainda são ilegais no Chile.

QUANTO TEMPO FICAR?

Nessa minha viagem, como disse, eu passei 12 dias em Santiago para conhecer a cidade e arredores. Foi o tempo ideal para explorar bem a região e, por isso, posso mostrar um monte de coisas para vocês!!! A única coisa que não fiz foi visitar vinícolas. Primeiro porque não bebo vinho. Segundo porque não gosto de uva. Na verdade, também não conheci Cajon del Maipo e o Embalse El Yeso, porque o governo do Chile havia determinado o fechamento de suas estradas por conta de acidentes no inverno. A agência que me ajudou foi a Tops Tour Brasil, que tem uma agente ótima chamada Adélia, dona do perfil @turistarchile no Instagram. 

Sugestões


4 dias –  Esse é o tempo ideal para quem não está de férias e só pode aproveitar um feriadão aqui do Brasil. Mas vou logo dizendo: TEM QUE REPETIR A VIAGEM DEPOIS 😎. Nesse período de tempo, você pode fazer um passeio de cada tipo. 

  • Conhecer Santiago
  • Conhecer alguma vinícola, se curtir
  • Visitar Viña del Mar e Valparaíso
  • Subir a montanha (no inverno, dá para ver a neve) ou conhecer Cajon del Maipo
De 5 a 7 dias – Esse tempo é ótimo para quem pode explorar Santiago com mais tempo, mas nem tanto 😅. Dá pra fazer muita coisa interessante e ainda conseguir um tempinho pra comprar lembrancinhas e outras coisas. 
  • Conhecer Santiago
  • Conhecer alguma vinícola, se curtir
  • Visitar Viña del Mar e Valparaíso
  • Subir a montanha (se for no inverno, dá para ver a neve) ou conhecer Cajon del Maipo
  • Conhecer o Costanera Center, o Titanium Park e o Parque de las Esculturas (dá pra fazer tudo no mesmo dia)
  • Conhecer o Parque Quinta Normal e seus Museus — NÃO DEIXEM DE IR AO DA MEMÓRIA E DOS DIREITOS HUMANOS — e, à noite, jantar no La Pícola Itália
  • Ir ao Centro Comercial Persa (o camelodrômo, ao lado da Estação Central) comprar lembrancinhas e outras coisas


De 8 a 12 dias – Finalmente chegamos à minha escolha. Um tempo excelente pra quem tem tempo para explorar Santiago sem nenhuma pressa. Meu roteiro foi feito com dias livres, mas não vou colocar aqui kkkk, e lugares que nem sempre entram nas dicas de roteiros de outros blogs. Pelo menos, quando fui atrás não tinha. A ordem dos dias, não necessariamente foi a que eu (e quem estava comigo: meu irmão e amigas) escolhi, por motivos de não lembro.
  • Chegada, dia de trocar dinheiro e andar pelo centro
  • Conhecer a La Vega Central, onde vendem verduras, e conhecer o Mercado Central. Se tiver disposição como tivemos, dá pra ir ao Parque de Los Reys, é bem calmo e lindo! Só é um pouco longe kkkk
  • Ir para o Parque de Diversões Fantasilândia
  • Conhecer Portillo ou conhecer Cajon del Maipo
  • Conhecer o Costanera Center, o Titanium Park e o Parque de las Esculturas (dá pra fazer tudo no mesmo dia) e até o Parque Bicentenário
  • Visitar o Buin Zoo
  • Visitar Viña del Mar e Valparaíso
  • Conhecer os cerros Santa Lucia, pela manhã, e San Cristóbal, no fim da tarde. Entre eles, vale conhecer o Parque Florestal e o Museu de Bellas Artes
  • Conhecer o que falta ainda no centro de Santiago e assistir à Troca da Guarda do Palácio La Moneda
  • Conhecer o Parque Quinta Normal e seus Museus — NÃO DEIXEM DE IR AO DA MEMÓRIA E DOS DIREITOS HUMANOS — e, à noite, jantar no La Pícola Itália, sem deixar de aproveitar para conhecer as ruas Paris e Londres
  • Subir a montanha (se for no inverno, dá para ver a neve)
  • Ir ao Centro Comercial Persa (o camelodrômo, ao lado da Estação Central) comprar lembrancinhas e outras coisas
E A INTERNET?

Para usar internet lá no Chile, eu tive sorte: ganhei dois chips das duas agências que fechei transfer ou passeios. As operadoras andinas são Claro, Movistar,  Wom e Entel. Elas têm pacotes que te permitem recargar a partir de 2.000 pesos com redes sociais liberadas (incluindo Instagram) e velocidade 4G por 7 dias. E é bem fácil. Dá pra recarregar em lojas físicas, estações de metrô, bancas de jornal, assim como o Bip! e pela internet!



Os chips. porém, só são vendidos em lojas físicas, estações de metrô ou bancas de jornal e custam apenas 1.000 pesos. Quem já é Claro no Brasil — o que não foi meu caso — pode habilitar o seu chip para ser usado no Chile por apenas R$ 9,90 (na época que fui).

ROUPAS DE FRIO E NEVE


Alugar, comprar ou levar do Brasil? Uma das perguntas que mais recebo pelo Instagram (@marcelo.aprigio). Se falamos de roupas para usar na cidade de Santiago, eu, particularmente, aconselho que levem roupas de frio compradas antes da viagem, seja no Brasil ou fora. Comprei as minhas antes de chegar lá hahahaha. Mas lembre-se de usar uma camada de segunda pele! Em Santigo, eu usei, calça, camisa, casaco, (às vezes) luva, cachecol e segunda pele. Se você for friorento, só usar uma camada a mais de roupa.

Agora, se falamos de roupas de neve, vale uma pergunta para responder a essa pergunta: você tem problemas em vestir roupas usadas? Se sim, por supuesto, você precisa ter sua própria roupa. Mas se sua resposta é não, então você terá algumas opções: a primeira é alugar roupa aqui no Brasil, o que pode não ser vantajoso financeiramente, mas garante a segurança de chegar com todas as roupas lá e evitar alguma possível dor de cabeça.

Também é possível alugar roupa no caminho do passeio para a montanha, antes do local de destino do tour, em uma estação de aluguel em geralmente as agências param. Nessas estações, o aluguel sai em média 10 mil pesos por peça. Porém, a maioria dessas estações tem valores promocionais no kit completo pro dia de neve, então vale a pena consultar seu agente de viagens e ver qual as condições do local que a agência que ele trabalha faz a parada.

Ainda sobre os aluguéis, você também poderá encontrar pessoas oferecendo pelo centro de Santiago (Rua Agustinas da parte do lado da Universidad de Chile tem muitas opções) aluguéis/compras de roupa muito baratos. Dá pra você alugar tudo por 10 mil pesos. Diga aí! Porém, é preciso ter cuidado, pois nessas agências super baratas, a manutenção das roupas, tais como lavagens, não são frequentes e nem de qualidade. Então, procure ir atrás das roupas bem antes do passeio.

ONDE COMER?


Comer em Santiago pode ser algo muito caro para muita, que como eu, não é cheio da grana. Por isso, a solução foi comer em lugar barato e em casa.  Para economizar você pode comer lanches em redes de fast foods, como a Burguer King, a KFC e a Fuente Nicanor (comidas chilenas). Há quem diga que cachorro quente no Dominó e no Doggis é bem barato, mas não posso confirmar isso. Se  você quer comer em um restaurante, a sugestão é pedir o famoso “menu del dia” que tem entrada, prato principal, bebida e sobremesa e nem passa, geralmente, de 3.500 pesos. Tem também "La hora feliz” no restaurante italiano La Pícola Itália, com pratos em promoção, sempre entre 16h e 20h. Ah! Você ainda pode comer bem e mais barato ainda pedindo, em alguns restaurantes, o prato "a lo pobre".



Para comer em casa, obviamente, será preciso ir às compras. Para economizar, a dica é compra verduras na La Vega Central, que fica perto do Mercado Central. Entre as redes de supermercados, a que tem um maior custo-benefício é a Líder Express, da Walmart. Sempre tem um Líder perto (publipost gratuito de novo kkkkk).

QUANTO VOU GASTAR NA VIAGEM?


Eu vou colocar aqui o total que gastei para passar 12 dias em Santiago e fazer tudo o que eu fiz nessa viagem. Acho que isso pode ser útil até pra se programar para desbravar essa terra linda!!!

Passeios: R$ 388,57
Transfer aeroporto (para três pessoas): R$ 219,00
Hospedagem (ap para 4 pessoas no Airbnb) : R$ 1.653,20
Aluguel de roupas: R$ 210,00
Alimentação: R$ 300,00
Água: R$ 50,00
Internet: R$ 0,00 (ganhamos chip no transfer e agência de passeio)
Compras: R$ 100,00
Buin Zoo: R$ 60,00
Fantasilândia: R$ 90,00
Transporte: R$ 200,00
Cerro San Cristóbal: R$ 28,00
Atrações/lazer: R$ 50,00
Passagem aérea: R$ 1.600,00

TOTAL = R$ 4.948,77 

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, embarco sexta feira e já anotei algumas dicas.

    ResponderExcluir

Blog LdeLiberdade. Tecnologia do Blogger.